9 de novembro de 2010

A final o que é o Pré-Sal?

Imagem: google



O termo pré-sal é uma definição geológica que designa uma camada reservatória mais antiga do que a rocha de sal. Já o termo sub-sal, que também é uma definição geológica, significa que a rocha reservatória está abaixo do sal, não necessariamente sendo uma camada mais antiga.

Refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Sinceramente, acho inviável a extração do pr-e-sal. Exige mta tecnologia e investimentos e nosso país não está preparado para isso.Seria melhor investir na energia natual.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com o post acima. Acho que o Brasil tem todas condições para investir nesse produto.É só ter boa vontade do nosso governo.O Brasil cresceu mto em termos tecnológicos e a Petrobrás é reconhecidamente eficaz.

    ResponderExcluir